07/08/2024
25 anos do trágico acidente aéreo em Santo Antão 😥
Por que Escola Secundária ?
Era 7 Agosto de 1999 quando o país ficava em estado de choque, com um acidente aéreo, em Santo Antão, envolvendo um avião Dornier Do 228, das Forças Armadas, ao serviço da TACV (Substituindo o voo do Havilland Canada DHC-6 Twin Obter por motivos de avaria). Este acidente ceifou a vida a 18 pessoas sendo dois tripulantes e 16 passageiros, e destes, a professora Suzete Delgado, três crianças e dois turistas austríacos.
Na altura o governo de Cabo Verde, decretou três dias de luto nacional.
O avião decolou de São Pedro as 11:42 para Agostinho Neto (pista com aproximadamente 567m em Ponta do Sol), 13 minutos após levantar voo a ilha de santo Antão cobriu-se numa neblina com chuva, dificultando a aterragem do avião na pista de Ponta do Sol. Então os pilotos, decidiram voltar para ilha de São Vicente as 11:56 (decidindo sobrevoar a ilha de SA visto que iriam aumentar em aproximadamente 40km a sua rota) quando embateram numa montanha de 1370 metros por volta das 12:02.
Este desastre aéreo ocorreu na localidade de Cinta de José d’Aninha, em Rabo Curto (Ribeira da Torre).
Colocaram o nome do liceu de Povoação (Ribeira Grande) em homenagem a professora vitima no acidente. Também tem-se falado em erguer um memorial no local do acidente com os destroços do avião em homenagem as vitimas.
O acidente de avião em Santo Antão foi o segundo que já aconteceu em Cabo Verde, tendo o primeiro acontecido um ano antes (28 de Setembro de 1998), na cidade da Praia, vitimando uma pessoa.
Além desta, a catástrofe mais mortal registada em Santo Antão data de 1961, aquando do desabamento de terras motivado por chuvas torrenciais que matou, na Vila da Ribeira Grande, onze pessoas.
As informações sobre o ocorrido são escassas, se houver alguém que queira acrescentar algo, esteja a vontade nos comentários.
Fonte/foto: Inforpress e relatos boca-boca passados com o tempo.