22/04/2022
GUERRAS MÉDICAS
Por volta dos séculos VI e V a.C, um processo de expansão territorial assolava o território oriental, e o império que havia iniciado essa busca por conquistas havia sido os Persas. Uma sequência de conflitos e conquistas no litoral da Ásia menor fizeram com que outra grande civilização se envolvesse nos planos gananciosos dos Persas, se tratavam dos gregos, que viram seu território ser violado, e embora a primeiro momento os gregos buscassem uma convivência harmoniosa, logo a coexistência entre os povos se tornou claramente impossível, já que os Persas não planejavam parar sua expansão.
Quando chegaram no território, tomaram a cidade de Mileto, onde acabaram por se deparar com um povo sem condições plenas de defesa, logo os conquistando. Algumas revoltas ocorreram na cidade, mas foram brutalmente reprimidas pelos persas, que entenderam que uma boa parte das cidades que existiam na região da Península-Balcânica, não poderiam se proteger contra o grande poderio persa. Após tomar mileto, logo invadiram e controlaram Trácia e a Macedônia, e a empolgação fez com que em 490 a.C, navios persas fossem vistos na planície de Maratona, e o objetivo era claro : dominar Atenas.
Sob comando de Milcíades, os atenienses mesmo que em menor numero, resistiram bravamente e conseguiram sair vitoriosos do conflito contra os persas, fato que acabou retardando as investidas contra Grécia Continental. Estipula-se que cerca de 10 mil soldados atenienses resistiram a um conflito contra mais de 50 mil persas, tal batalha ficou conhecida como Batalha de Maratona. Após a vitoria, Atenas saiu extremamente prestigiada, e passou a tomar atitudes para que seu aparato bélico fosse reforçado, e planos de emergência foram tomados, enquanto que os persas, inconsolados com a derrota, prepararam um ataque em maior numero nas regiões gregas ao entorno de Atenas. Nesse período, vale destacar a grande atuação militar dos espartanos, que com cerca de 6 mil soldados, retardaram incursões persas na Batalha de Termópilas.
Nesse período, vários atenienses começaram a deixar a Pólis pelo canal de Salamina, esse fato obviamente chamou a atenção dos persas, que acabaram atraídos para região, onde uma batalha teve inicio, e os pequenos e ágeis navios gregos conseguiram subjugar sem muitos problemas as pesadas e grandes embarcações persas, esse momento foi de suma importância para os gregos, que acabaram por destruir boa parte da frota naval persa, e o exercito que havia permanecido na região da Tassália não pode suportar a investida grega sem o suporte bélico trazido pelos navios.
Atenas passou a ascender cada vez mais como uma liderança política e militar, esse fator passou a ter enorme peso, e uma união entre varias cidades estado gregas surgir, a chamada liga de delos, onde ajuda bélica, econômica e humana era prestada entre si, com objetivo em comum de expulsar os persas da região, essa união foi extremamente eficaz, e após destruir as frotas navais, passou a empregar investidas contra territórios que haviam sido conquistados pelos persas na região da Ásia Menor, e comandados por Címon, os gregos conseguiram expulsar de vez todos persas da região, recuperando suas colônias em 468 a.C, e em 448 a.C, os persas assinaram o Tratado de Susa, onde se comprometiam a não mais invadir a Grécia.